Sabe aquele momento em que você está rolando o feed do Facebook e uma publicação chama muito a atenção? Vários fatores causam essa reação e, embora a qualidade da foto seja indispensável, o tamanho de imagens para redes sociais também tem sua influência.
Por isso, neste post nós vamos falar deste tema. Você vai descobrir que, além de garantir um feed harmônico e bem organizado, o tamanho ideal ajuda a melhorar o aproveitamento das suas publicações e a fisgar o usuário das redes. Confira!
Table of Contents
Por que o tamanho de imagens para redes sociais importa?
Não é segredo que o Instagram e o Pinterest estão entre as redes sociais com maior apelo visual. Afinal, nelas a imagem é o centro das atenções.
Porém, no Facebook uma boa imagem também faz diferença. Estudos mostram que fotos conseguem mais engajamento do que texto, link e até mesmo vídeos.
Como o Facebook e Instagram são as principais redes usadas pelas marcas, isso mostra o cuidado que devemos ter com as imagens dos posts. Assim, ter um feed bonito, organizado e visualmente atrativo pode gerar muito lucro.
Ter uma imagem adequada não diz respeito apenas à qualidade da foto. Afinal, se ela não tiver o tamanho preciso, ela não será visualizada corretamente.
Nesse caso, ela será exibida com cortes nas laterais, acima ou abaixo. Portanto, a falta de cuidado com as medidas pode jogar pelo ralo abaixo todo o seu esforço de publicidade.
Além disso, uma publicação de tamanho adequado vai ajudá-lo a chamar a atenção do usuário. Se ele estiver no Instagram, por exemplo, uma imagem mais alta fará seu post ocupar toda a tela do celular, reduzindo a competição com outra.
Ainda é importante destacar que fotos e artes publicadas determinam como as pessoas verão a sua marca. Então, a padronização é essencial para evitar passar uma imagem amadora, descuidada e pouco profissional nas mídias sociais.
Qual é o tamanho de imagens para redes sociais?
Então, vamos aprender mais sobre o tamanho das imagens para redes sociais? Continue a leitura para ver como adequar sua publicação para as principais plataformas.
Tamanho de imagens para Facebook
- avatar: 180 x 180 px (pixels). Lembre-se de que o avatar é redondo. Portanto, além do tamanho da imagem, você precisa se certificar de que seja uma foto que não será prejudicada com os cortes da forma;
- capa do Facebook: 851 x 315 pixels;
- capa para grupos: 640 x 334 px;
- capa para eventos: 1920 x 1080 px;
- imagem para post: 1200 x 1200 px;
- imagem para post com link: 1200 x 628 px;
- stories do Facebook: 1080 x 1920 px.
Tamanho de imagens para o Instagram
- avatar / foto de perfil: 720 x 720 px, lembrando que haverá cortes para ela ficar redonda;
- imagem do feed: 1080 x 1080 px (quadrada), 1080 x 1350 px (retangular vertical) e 1080 x 566 px (retangular horizontal);
- stories: 1080 x 1920 px.
Lembramos que, no caso do post do Instagram, adotar o padrão retangular vertical pode ser muito interessante para a marca. Afinal, ela ocupará um percentual maior da tela do smartphone, chamando a atenção do usuário.
Tamanho de imagens para o Twitter
- imagem do perfil: 400 x 400 px;
- imagem de capa: 1500 x 500 px;
- imagem do post: 600 x 335 px (proporção 16:9) ou 1200 x 1200 (imagem quadrada);
- imagem para post com link: 800 x 418 px (proporção 1,92:1) ou 800 x 800 px (imagem quadrada).
Tamanho de imagens para redes sociais: LinkedIn
- imagem do perfil do LinkedIn: 300 x 300 px;
- imagem de capa: 1536 x 768 px;
- imagem do post: 1200 x 1200;
- imagem para post com link: 1200 x 627 px.
Tamanho de imagens para o Pinterest
- imagem do perfil: 720 x 720 px;
- pin: 1000 x 1500 px;
- capa da pasta: 200 x 200.
Tamanho das publicações no YouTube
- imagem de perfil do canal: 800 x 800 px;
- imagem de capa do canal: 1546 x 423 px;
- thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px.
No YouTube, é muito importante ter uma boa imagem de perfil e na capa do canal. Porém, deve haver uma atenção maior ainda em relação aos thumbnails dos vídeos.
O thumbnail é aquela imagem que aparece na tela quando você pesquisa por um conteúdo na internet e aparecem os vídeos. Eles também são exibidos quando a pessoa entra no canal do YouTube e vê sua lista de conteúdos.
Portanto, o thumbnail funciona como uma propaganda do vídeo. Se ele for chamativo e despertar interesse, você ganha o clique. Se não for, sua empresa pode perder uma oportunidade.
Agora você já sabe qual é o tamanho de imagens para redes sociais, ou pelo menos daquelas com maior potencial comercial. Quer saber como a gestão desses canais pode ser ainda melhor e mais lucrativo? Confira nosso artigo completo sobre esse tema!