Desde que ele chegou, se tornou o principal assunto e mobilizou pessoas importantes a pedirem seu fim ou a regulação de suas atividades. Sim, estamos falando do Chat GPT.
Os recordes foram impressionantes. Apenas dois meses após seu lançamento, a ferramenta já computava nada menos que 100 milhões de usuários mensais.
A rampa de adoção foi simplesmente sem precedentes. Para que você tenha ideia, o Instagram levou 30 meses para atingir este número de usuários.
Se pensarmos em uma marca menor, a de 1 milhão de usuários, o Chat GPT levou apenas 5 dias para atingir este número. A Netflix, 3 anos e meio!
Desde então, surgiram previsões catastróficas, desde a que diz que o Chat GPT vai acabar com empregos até a que diz que a inteligência artificial pode destruir a humanidade.
Entre números, fatos e previsões apocalípticas, não podemos negar que o marketing digital, pelo menos, pode mudar drasticamente.
Ainda mais importante que isso é entender que agora é o momento de você agir antes que grandes transformações ocorram. Quer saber mais? Continue a leitura!
Table of Contents
O que é o Chat GPT?
O Chat GPT é uma ferramenta de inteligência artificial generativa, ou seja, programada para gerar respostas textuais coerentes e conversacionais, usando um processo de criação semelhante ao do ser humano.
Portanto, a partir dos comandos dos usuários, ele pode responder inúmeras perguntas. Essas respostas podem vir em parágrafos, tabelas, lista de tópicos e assim por diante.
Como o Chat GPT pode mudar o marketing digital?
Não há como reduzir o marketing digital a uma única estratégia. Porém, não podemos negar que os mecanismos de busca, como o Google, têm uma grande participação neste processo.
É possível ter uma estratégia digital focada apenas em redes sociais, que não dependem de mecanismos de busca? Com certeza!
Porém, não podemos negar que uma empresa que não utiliza estratégias adequadas para buscadores perde muitos clientes em potencial, tanto no topo quando no fundo do funil de vendas.
Em um primeiro momento, ainda no topo do funil, o usuário de internet procura identificar seu problema ou encontrar uma solução. Para isso, ele recorre especialmente ao Google.
Este é o momento em que é muito importante que a sua empresa tenha uma resposta à pergunta que ele faz, seja por meio do seu blog ou de um canal no YouTube.
Também é essencial que esse conteúdo seja construído respeitando as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), para que ele apareça entre os primeiros resultados de busca.
A partir desta primeira visita ao seu site ou blog, sua empresa tem a chance de converter o visitante em lead, oferecendo um conteúdo rico sobre o tema que ele pesquisou ou uma newsletter.
Finalmente, no fundo do funil, a pessoa já tomou a decisão de comprar. Ela ainda não sabe qual marca ou empresa escolher, mas outra vez é fundamental que seu negócio marque território com links patrocinados, ou seja, anúncios.
Porém, todo esse processo pode mudar drasticamente com a chegada do Chat GPT. Veja o tópico a seguir.
O Chat GPT pode captar parte das buscas
O Chat GPT não foi criado com o objetivo de substituir uma ferramenta de buscas como o Google ou o Bing. Porém, ele pode atrair parte das pesquisas realizadas na internet.
Isso acontece porque, quando a pessoa busca qualquer assunto no Google, ela não recebe, de fato, uma resposta pronta.
Ela recebe uma lista de links para sites, vídeos ou imagens que os mecanismos desses buscadores identificaram que podem conter a resposta à pergunta feita.
Portanto, se a pessoa quer saber “quais são as causas de dor nas costas”, ela precisará olhar as principais fontes apresentadas para obter ou sintetizar uma resposta.
O Chat GPT apresenta essa resposta com mais facilidade. A ferramenta foi programada para, a partir de zilhões de fontes de informação presentes na internet, elaborar uma resposta pronta.
Assim, neste caso, ela responderia diretamente: entre as causas de dores nas costas, podemos destacar a má postura, lesões e tensão muscular, artrite, hérnia de disco, músculos do core pouco desenvolvidos e assim por diante.
Isso significa que, principalmente no topo de funil, as pesquisas no Google podem diminuir muito, fazendo com que a sua empresa deixe de atingir inúmeros clientes em potencial.
O que fazer para preparar seu negócio para a era da inteligência artificial?
Se o Chat GPT pode simplesmente “engolir” uma etapa importantíssima para a geração de leads, o que você pode fazer? Nós contamos!
1. Comece agora
Nós não sabemos em quanto tempo o Chat GPT pode avançar tanto sobre os domínios do Google. No entanto, isso pode acontecer muito rápido.
Então, não espere mais. Sua empresa pode ter pouco tempo para gerar conteúdo, atrair pessoas que estão no topo do funil e gerar uma boa base de leads.
Usando uma estratégia bem planejada de produção de conteúdo, com palavras-chaves relevantes para o seu nicho, é possível construir uma presença digital sólida em cerca de um ano.
Por isso, se você ainda não tem um blog, ou ele está inativo, não espere mais! Ative-o agora mesmo e passe a responder o que seus clientes em potencial perguntam ao Google.
2. Encante seu visitante
Use o conteúdo do seu site ou blog para encantar os visitantes que chegam a este canal de comunicação. Proporcione um material tão bom que solucione todas as dúvidas da persona.
Além disso, mostre que a sua empresa tem ainda mais a oferecer. Portanto, produza materiais ricos como e-books, webinars e ferramentas gratuitas que ajudem a pessoa a resolver seus problemas.
Mas se eu oferecer tanta informação de graça, a pessoa ainda vai comprar de mim? Esta resposta depende de como sua empresa vai conduzir as etapas seguintes do funil de vendas.
No entanto, pode ter certeza de que conteúdo gratuito não impede ninguém de comprar. Muito pelo contrário! Isso desperta o gatilho da reciprocidade, fazendo sua marca se tornar a favorita dos seus leads.
Além disso, a oferta de conteúdo adicional é uma das estratégias mais eficientes para transformar visitantes do site em leads.
Portanto, desta forma, a pessoa dá os primeiros passos no funil de vendas e abre a oportunidade de sua empresa se comunicar frequentemente com ela.
3. Invista na nutrição dos leads
Um lead não chega, necessariamente, pensando em comprar da sua empresa. Porém, dependendo do seu processo de nutrição, ele pode tomar esta decisão.
O que isso significa? Que você precisa criar conteúdos de forma estratégica para empurrá-lo através do funil.
Então, em um primeiro momento, ele precisa de conteúdos que vão fazê-lo entender melhor os problemas que enfrenta, bem como as possíveis soluções para ele.
Em um segundo estágio, esta pessoa começa a considerar quais são as empresas fornecedoras capazes de atendê-la, geralmente comparando diferenciais, benefícios e preço.
Este é o momento em que sua empresa precisa fornecer conteúdos que mostrem seus diferenciais e vantagens. Além disso, testemunhos dos seus clientes são valiosíssimos!
Assim, quando chegar o momento em que você faz uma proposta incrível de venda, a pessoa estará preparada para dizer sim ao seu negócio.
4. Mantenha-se lembrado pela sua base de contatos
Você captou os dados do seu lead quando ele se inscreveu para um e-book ou webinar, certo? Então, use este contato estrategicamente para manter-se lembrado.
Envie e-mails periódicos para seus leads, mas faça isso da forma correta. Nada de enviar uma mensagem qualquer tentando apenas vender.
Faça com que suas newsletters sejam aguardadas porque trazem tanto conteúdo útil para as pessoas, tantas novidades referentes à sua área, que o público anseie por ela.
5. Invista em redes sociais
Hoje em dia, é praticamente impossível ignorar o poder das redes sociais. Elas são fundamentais para um negócio que deseja crescer.
Quando bem direcionadas, as redes sociais atingem um público que sequer está pensando em comprar, plantando em suas mentes a necessidade ou o desejo por um produto.
Porém, mais uma vez, o segredo é ter um conteúdo atrativo, que chame a atenção das pessoas sem parecer a interrupção da experiência que elas têm naquela plataforma.
Portanto, adeque o formato do seu conteúdo àquela rede. Crie peças que estimulem a participação e, principalmente, a formação de uma comunidade virtual.
Desta forma, você amplia o conhecimento da sua marca, alcança novos públicos, estimula a formação de propagadores da sua mensagem e pode gerar muitas vendas.
O Chat GPT pode afetar estratégias que utilizam anúncios?
Aparentemente, o Chat GPT tem menos potencial para afetar estratégias focadas em anúncios para o fundo de funil.
Afinal, neste caso, a pessoa não está esperando uma resposta a uma pergunta. Ela realmente deseja encontrar vários fornecedores para o produto e comparar as opções.
Porém, quando se trata do topo de funil, que é exatamente a etapa que atrai mais pessoas para um negócio, a fase em que eles ainda não têm contato com a empresa, o uso amplo do Chat GPT pode ser devastador.
Além disso, da mesma forma que o Chat GPT, podem aparecer outras ferramentas de inteligência artificial focadas também no fundo do funil.
Então, é importante ficar atento a todas essas novidades e, mais do que em qualquer momento, “nunca colocar todos os ovos em um cesto só”, ou seja, diversificar a estratégia.
E se nada disso acontecer?
Para alguns, o cenário que nós descrevemos aqui é apocalíptico: Chat GPT derrubando o Google e afetando boa parte das estratégias atuais de marketing digital.
Porém, e se nada disso acontecer? Se essas previsões não se confirmarem, mas você investir nessas ações que nós descrevemos acima, sua empresa terá realizado uma estratégia de marketing consolidada ao longo dos últimos anos.
Portanto, quer o Chat GPT (ou qualquer outra inteligência artificial) domine o mercado ou não, quem executa a estratégia acima só tem a lucrar!
Agora você já sabe como o Chat GPT pode afetar as estratégias de marketing e como se preparar. Que tal começar agora?
Entre em contato com a nossa equipe e marque um bate-papo para conversarmos sobre a sua estratégia. Estamos ansiosos para usar a nossa expertise em marketing de performance para fazer seu negócio crescer.