Uma das principais vantagens do marketing digital é que você pode atingir o seu público-alvo a partir de diferentes estratégias. Entre elas, a mídia paga é a que, muitas vezes, traz resultados rápidos.
Afinal, a mídia paga surge como uma estratégia eficiente em diferentes etapas do funil de vendas. Portanto, ela atinge tanto o público que ainda está adquirindo consciência de seu problema e soluções quanto aquele que já sabe o que quer comprar.
Quer saber quais são os benefícios da mídia paga? Então continue a leitura! Vamos explicar por que você não pode abrir mão desta ferramenta no seu planejamento de marketing.
O que é mídia paga?
Para começar, precisamos conceituar o que é mídia paga. Afinal, você pode ser alguém que já estuda marketing para o seu negócio há algum tempo, mas também pode ser um empreendedor ou profissional liberal que começou a pesquisar o assunto agora.
Como o próprio nome diz, a mídia paga envolve o investimento em anúncios que tornam a sua marca visível para o público de seu interesse, focando em um objetivo.
Talvez os canais que você mais viu a mídia paga são os anúncios do Google Ads e da Meta — o novo nome da empresa que abriga o Facebook, Instagram e Audience Network.
Porém, talvez você ainda não conheça todas as vantagens de anunciar nessas plataformas, como você verá a seguir:
Mídia paga traz resultados rápidos
Quando bem executada, a mídia paga traz resultados muito rápidos para o seu negócio, diferentemente da produção de conteúdo, que é essencial, mas leva tempo para engrenar.
Portanto, a partir do seu anúncio, as pessoas chegarão ao seu site e terão a oportunidade de conhecer a sua oferta, seja ela uma proposta de compra ou um convite para interagir em alguma etapa do funil de vendas.
Anúncios on-line atingem o público certo
O que você quer vender? Concorda que, por melhor que seja o seu produto, não são todas as pessoas que têm interesse ou necessidade de adquiri-lo?
A mídia paga permite que você selecione o seu público, exibindo seu anúncio apenas para pessoas que estão interessadas naquele tema ou com maior predisposição a se interessarem.
Isso reduz muito o seu custo por anúncio. Afinal, você não precisa mostrar seu produto para um grande número de pessoas. Basta mostrar para as pessoas certas.
Vamos supor, por exemplo, que você tem um hotel fazenda. Pelas pessoas que se hospedam ali, você sabe que elas têm algumas características em comum.
Você pode ter percebido que, devido ao relevo mais acidentado e atrações radicais, o hotel não recebe tanto a visita de idosos.
Por outro lado, sua estrutura de lazer e recreação chama muito a atenção de famílias com crianças, especialmente quando eles vivem na cidade e querem um refúgio com espaço, área verde, animais…
Então por que gastar dinheiro anunciando para idosos ou para jovens solteiros e sem filhos que estão em outro momento, mais interessados em agito e balada?
Você pode focar seu anúncio neste público, que tem muito mais chances de comprar. Assim, é possível reduzir seu custo de aquisição de clientes.
Mídia paga permite investimentos flexíveis
A exigência das plataformas para investir em mídia paga é muito baixa. Algumas delas estabelecem um valor próximo a R$ 6 por dia para exibir os seus anúncios.
Este valor pode aumentar ou diminuir devido às variações do dólar. Porém, vamos concordar que é uma quantia muito baixa.
A partir desses primeiros anúncios e da conquista de clientes, você conseguirá investir cada vez mais e escalar os seus lucros.
Afinal, quanto mais investimentos você faz, maior é o número de pessoas que você atinge.
Anúncios on-line funcionam ao longo de todo o funil de vendas
Se você pensa que a mídia paga serve apenas para vender, está enganado. Ela se encaixa em vários momentos da jornada do consumidor.
Para um primeiro contato, por exemplo, você pode anunciar um e-book gratuito sobre um tema importante para sua audiência, sobre uma dor que ela enfrenta.
Assim, para baixar o e-book, ela se torna um lead. A partir deste primeiro contato, você tem a chance de nutrir este lead por meio de uma campanha de e-mail marketing.
Outra forma de chamar a atenção de pessoas que ainda não conhecem a sua empresa é por meio da rede de display.
Imagine que você vende seguros e utiliza o Google para colocar um banner em uma página especializada em carros. Suas chances de obter um clique são muito maiores, não é mesmo?
Agora imagine que esta pessoa já baixou seu e-book e abriu uma sequência de e-mails, mas ainda não tomou a decisão de compra.
É hora de bombardeá-la com outro tipo de anúncio, com as campanhas de remarketing. Com certeza você já passou por isso.
Assim, sempre que esta pessoa abrir suas redes sociais, sempre que ela for assistir a um vídeo no YouTube, vai aparecer o depoimento de um cliente satisfeito.
Essa prova social é muito importante para quem está indeciso. Afinal, é natural você falar bem da sua empresa, mas quando outros clientes falam, a informação é ainda mais confiável.
E você também não pode se esquecer daquelas pessoas que já estão prontas para comprar e que só vão ao Google para encontrar possíveis fornecedores.
Nesses casos, a campanha para a rede de pesquisa costuma ser a melhor opção para levá-las ao seu site. Mas não se esqueça de ter uma página de vendas irresistível para que ela se encante e tome a decisão de compra imediatamente.
Anúncios on-line são rastreáveis
Distribuiu milhares de folders e não sabe quantos deles geraram venda? Com a mídia paga isso não acontece. Afinal, a tecnologia permite rastrear os cliques e os leads, identificando quantas dessas interações se tornaram vendas.
A partir desses dados, você consegue identificar qual é o público mais propenso a comprar da sua empresa, bem como canais efetivos para suas campanhas.
É possível ajustar até mesmo os horários em que os anúncios serão exibidos com base nos resultados obtidos.
Portanto, trata-se de um investimento totalmente mensurável, que permite uma aplicação cada vez mais precisa de recursos. Aliás, esse é o objetivo do Marketing de Performance.
Como investir em mídia paga?
Existem diversas plataformas que permitem este tipo de investimento. Embora as mais conhecidas sejam o Google Ads e Meta (Facebook e Instagram), também é possível anunciar no LinkedIn, Taboola, Twitter, Waze etc.
O ideal é exibir os seus anúncios nos canais em que seu público-alvo está, sempre pensando no objetivo do seu negócio e na adequação do conteúdo.
Porém, o mais importante de tudo é focar na performance. Isso significa fazer a análise de desempenho de forma minuciosa para garantir que o dinheiro está sendo investido nos canais mais rentáveis.
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